terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Boa fase, Jean Chera, público em cima: o que o Flu vai encontrar em Sinop.

Galo do Norte se prepara para a semana mais importante do ano com o duelo contra o Fluminense, nesta quarta-feira, pela segunda fase da Copa do Brasil


Sinop 2017, amistosos, mato-grossense (Foto: Assessoria/SinopFC)
Sinop ainda não perdeu em 2017 (Foto: Assessoria/SinopFC)
Conhecido por ser o time que revelou Rogério Ceni, o Sinop busca mais que esse reconhecimento. Invicto na temporada com cinco vitórias e um empate, o Galo do Norte vive uma semana histórica com a partida desta quarta-feira contra o Fluminense pela Copa do Brasil. Líder do Grupo A do Campeonato Mato-Grossense, a equipe se prepara para receber o time carioca com a confiança em alta para tentar o feito de chegar à terceira fase da competição. 
Mas afinal, que time é esse que o Fluminense irá enfrentar? O GloboEsporte.com preparou as principais informações sobre a equipe mato-grossense. 
Planos
O Sinop foi fundado em 1977 e tem três títulos estaduais no currículo - 1990, 98 e 99. O primeiro  veio com o ainda jovem e desconhecido Rogério Ceni, que dava seus primeiros passos na carreira. O jejum de conquistas quase foi quebrado na temporada 2016, quando o Galo do Norte chegou à final e acabou derrotado em casa para o Luverdense. O vice-campeonato, porém, recolocou o Sinop no cenário nacional - garantiu vaga na Série D do Brasileiro e Copa do Brasil. 
A equipe se organizou nos últimos anos e surge como a terceira força do estado em termos de planejamento e condições financeiras, perdendo apenas para Luverdense e Cuiabá. O acesso para a Série C, inclusive, é a meta da temporada. A diretoria se apega ao exemplo do rival e vizinho Luverdense, que já está na quarta participação seguida na Série B do Brasileiro. A distância entre Lucas do Rio Verde e Sinop é de 150 km, ambas no norte de Mato Grosso. 
Elenco
Jean Chera, Sinop (Foto: Julio Tabile/Sinop FC)Jean Chera, Sinop (Foto: Julio Tabile/Sinop FC)
O nome mais conhecido do time é o jovem Jean Chera, conhecido por ser a eterna promessa e que já foi chamado de "Messi de Mato Grosso" quando surgiu em um vídeo na internet na década passada. Após passagens frustradas pelo Santos, Genoa-ITA, Atlético-PR, Cruzeiro, Flamengo, Cuiabá, entre outros, o atleta nascido em Vera (90 km de Sinop) joga perto de casa e conta com o apoio da torcida que costuma gritar seu nome nos jogos. Chera ainda está acima do peso e é reserva da equipe, mas tem entrado em quase todas as partidas. 
O destaque do elenco é o atacante Jorge Preá, que passou pelo Palmeiras em 2008. Além de ter marcado o gol da vitória sobre o Salgueiro-PE por 1 a 0, pela primeira fase da Copa do Brasil, ele é o capitão do time. Quem também aparece bem é o também atacante Andrezinho, artilheiro na temporada com quatro gols. Ele é irmão do meia-atacante Valdívia, do Internacional. 
Treinador
Marcos Birigui, técnico do Sinop (Foto: Reprodução/TVCA)Marcos Birigui, técnico do Sinop (Foto: Reprodução/TVCA)
Marcos Birigui comanda o Sinop desde o início de 2016 e o time colhe os frutos de ter feito um contrato longo com a comissão técnica. Natural de Birigui (SP), o ex-goleiro tem 61 anos e tem em sua carreira o título do Brasileiro de 1978 com a camisa do Guarani. 
Ele é ídolo no Santa Cruz-PE, clube que defendeu por quase uma década. Como treinador, passou por vários clubes de Mato Grosso como o Mixto, União Rondonópolis, Cacerense e Operário. Tem dois títulos do Mato-Grossense: 2005 com o Vila Aurora e 2007 com o Cacerense. 
Estádio e torcida
O Sinop manda seus jogos no Gigante do Norte com capacidade para 13 mil torcedores - o laudo, porém, permite a venda para apenas 7.500 torcedores. O público comparece em bom número, sendo o Sinop a equipe com a melhor média de público do estadual com cerca de 2 mil torcedores por jogo. Até segunda-feira, seis mil ingressos tinha sido vendidos. O gramado do estádio apresenta boas condições, mas em dias de chuva fica pesado e encharcado. Vale lembrar que esse é o período mais chuvoso do ano em Mato Grosso. 
Estádio Gigante do Norte, Sinop (Foto: Leandro De Marco/Assessoria Sinop)Estádio Gigante do Norte, Sinop (Foto: Leandro De Marco/Assessoria Sinop)
Histórico na Copa do Brasil
O Sinop está em sua terceira disputa de Copa do Brasil. Em 1999 acabou eliminado para o Santos na primeira fase, depois de duas derrotas: 1 a 0 no Gigante do Norte e 6 a 0 na Vila Belmiro. No ano seguinte, em 2000, o time mato-grossense caiu para o São Paulo na terceira fase. Antes havia eliminado o Ubiratan-MS com uma goleada por 5 a 0. Contra o time paulista, foram duas derrotas: 4 a 0 no Gigante do Norte e 2 a 0 no Morumbi. 
Sinop 2000 (Foto: ShowdoEsporte/Divulgação)Equipe do Sinop que enfrentou o Santos em 1999 (Foto: ShowdoEsporte/Divulgação)
FONTE:http://globoesporte.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário